#MapeandoMeuBairro

Actividades

Formação de Activistas em Mapeamento Comunitário

O #MapeandoMeuBairro capacita os seus parceiros nas técnicas e ferramentas de mapeamento, cada dia mais acessíveis ao cidadão comum. As formações abrangem desde uso do GPS e camera (ou uma combinação de ambos) dos smartphones para captação de dados no campo através de aplicativos especialmente desenvolvidos, utilização de programas online de mapeamento remoto em computador, software livre de informação geográfica, entre outros.
Formação dos membros das comunidades locais, técnicos municipais, estudantes universitários, e qualquer voluntário interessado.

Formação de Técnicos dos governos central e municipal

Com o crescente interesse e confirmação do potencial do mapeamento comunitário para a gestão urbana local, tem vindo a fortalecer-se a colaboração com as instituições responsáveis por essa gestão, em particular lideranças locais (Secretários e Chefes de Quarteirão), Técnicos das Direcções Municipais e académicos e professores universitários.

Mapeamento de campo

Com equipas mistas de estudantes universitários e residentes locais.
O mapeamento de campo é feito com equipas que combinam o conhecimento técnico dos estudantes universitários e activistas com o conhecimento local dos membros da comunidade, para identificar e levantar os dados no campo. A transferência de conhecimentos distintos gerada por mistura enriquece não só o mapa mas também os próprios mapeadores e residentes.

Mapathons - Maratonas de mapeamento remoto

Mapathons são maratonas de mapeamento (map-a-ton), uma forma lúdica utilizada pela comunidade internacional de mapeadores para mapear remotamente uma área ou tema pré-definida, com base em fotografias aéreas disponíveis online. Um grupo de jovens voluntários utilizando seus laptops e smartphones, alguns megabytes de internet, e algumas pizzas é tudo que se precisa para realizar um Mapathon.

Fóruns comunitários

Os Fóruns comunitários são eventos que dão ampla participação aos membros e líderes comunitários nos momentos-chave do processo de mapeamento, nomeadamente no início para recolha de sensibilidades sobre os aspectos a mapear e identificação dos activistas residentes que integrarão as equipas mistas, ou no final para validação dos dados do mapa e planificação de acções futuras com base na nova informação disponível.

Ortofotos

Scroll to Top